A formiga e a cigarra

erro, formiga, inseto

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. Mateus 25:13

Hoje duas figuras principais entram em cena para nossa meditação!
O primeiro personagem é conhecido mundialmente, todos a admiram pela sua força e competência, além de sua extrema organização. A formiga é um nobre membro da família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos.

A segunda personagem é conhecida também, Carineta fasciculata, melhor dizendo, a cigarra, inseto notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano.

Agora você deve estar se perguntando, porque falar da formiga e da cigarra juntas? Sim por isso mesmo que você está pensando, a fábula que diz assim:

Num dia de quente de verão, uma alegre cigarra estava a cantar e a tocar o seu violão, com todo o entusiasmo. Ela viu uma formiga a passar, concentrada na sua grande labuta diária que consistia em guardar comida para o inverno.

– Formiga, venha e cante comigo, em vez de trabalhar tão arduamente, desafiou a cigarra.

– Tenho que guardar comida para o Inverno, respondeu a formiga, sem parar, e aconselho-a a fazer o mesmo.

– Não se preocupe com o inverno, está ainda muito longe.

Mas a formiga não quis ouvir e continuou a sua labuta. Os meses passaram até que toda a natureza em redor ficou coberta com um espesso manto branco de neve.

Chegou o inverno. A cigarra, esfomeada e enregelada, foi a casa da formiga e implorou humildemente por algo para comer.

– Se você tivesse ouvido o meu conselho no Verão, não estaria agora tão desesperada.
E dizendo isto, fechou a porta, deixando a cigarra entregue à sua sorte.

O que formiga, a cigarra e essa fábula têm a ver com nossa vida espiritual? TUDO! Nós estamos vivendo num mundo em um tempo em que só existem dois grupos de pessoas: “as formigas” e “as cigarras”.

Enquanto as formigas estão trabalhando, labutando, levando o evangelho, apresentando Jesus a quem não conhece, as cigarras estão cantando, brincando, se divertindo “curtindo a vida”. E assim como na fábula o inverno chegou, para nós o grande dia vai chegar, JESUS VAI VOLTAR, e nesse dia “as formigas” estarão do lado de dentro dos portões celestiais enquanto “as cigarras” sofrerão ao verem a porta da graça se fechando em sua frente.

No dia do retorno do Messias, você quer ir com Ele para o céu desfrutar a vida eterna? Ou quer ficar de fora das mansões celestiais? Formigas ou cigarras, qual comunidade quer fazer parte?

Por
Danielly Wolff,
Bióloga

Comentários