Esconderijo em Deus

Resultado de imagem para pavão

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Salmo 46:1

O pavão (Pavo cristatus) é uma ave de grande porte, da Ordem Galliformes, pertencente à família Phasianidae. Tem origem na Ásia (Paquistão, Sri Lanka e Índia), mas por sua facilidade de adaptação atualmente pode ser encontrado em diversos países. Pode chegar a mais de 2 metros de comprimento e 80 cm de altura. Pesa aproximadamente 4 kg. Os machos são maiores e mais vistosos que as fêmeas. A beleza das penas e a exuberância das cores na cauda do pavão macho fazem com que essa ave seja considerada uma ave ornamental. Alimentam-se de frutas, sementes, folhas, pétalas, insetos e pequenos mamíferos e répteis. Costumam se alimentar duas vezes ao dia: pela manhã e a noite.

Quando o pavão abre o seu leque de penas, está à procura de uma pavoa para cortejar, é para esse efeito que os machos usam as suas cores exuberantes. A pavoa, como acontece com as fêmeas de quase todas as aves, é mais discreta. Embora seja também de grande beleza, as suas cores menos vivas servem como camuflagem para proteger o ninho ou as crias dos predadores.

O comportamento do pavão que aprecio e gostaria de compartilhar é sua estratégia de proteção noturna. Os pavões passam a noite no topo das árvores, e as vezes mesmo durante o dia, quando se sentem ameaçados é para as árvores que eles fogem. Ao cair da noite, costumam gritar, e seu som característico atraí a atenção de “protetores” que impedem a aproximação de predadores, e, além disso, o som serve para avisar as outras aves da presença de intrusos. Acho esse comportamento interessante porque o pavão tem um esconderijo (a árvore), ali é seu porto seguro, seu refúgio, e quando ele sente o perigo ou quando simplesmente quer desfrutar de tranquilidade e paz é pra lá que ele vai.

Nós também temos um esconderijo seguro, “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”, e quando nós sentirmos medo do maior predador dessa terra (satanás), ou de qualquer outro “monstro” que assole nossa vida, basta corrermos até Ele. E mesmo quando quisermos “apenas” desfrutar da paz e tranquilidade lá Ele está, nos aguardando. Assim como as árvores, Deus sempre está no mesmo lugar, basta nós o procurarmos e nos escondermos nEle até que a noite passe e o sol volte a brilhar.

Porque pensar duas vezes? Esse é nosso melhor esconderijo, ACREDITE!

Comentários